Projetos expositivos

Co-Laborar | Projetos Expositivos

Conceito

“Co-laborar” é inventar, “fazer com” o outro. No “fazer com” não há distâncias ou isenção, mas sobretudo a mobilização das dimensões afetiva, cognitiva, háptica (tátil) e criativa, num encontro que pressupõe reconhecimento e valorização mútua.[1]

“Co-Laborar” situa-se no âmbito das tendências contemporâneas de mediação cultural e de desenvolvimento de experiências que combinam, a diferentes escalas várias disciplinas (designadamente a arte), sociedade, território e competências sociais. Podemos entender o projeto como uma prática colaborativa da plataforma [Portugal entre Patrimónios] onde se propõe um sistema dinâmico para pensar sobre um tema e desenvolver uma exposição com diretivas preestabelecidas, através de uma cultura de recombinação em rede.

Objetivo

Produzir um espaço participativo de aproximação à arte através de um sistema dinâmico de exposições com regras preestabelecidas centradas sobre um tema.

As várias interpretações desse tema, em diferentes locais e utilizando suportes e técnicas distintas possibilitarão um conjunto de resultados diversificados, de natureza material, imaterial ou digital, e com acessibilidade local ou remota. O mapeamento destes resultados evidenciará uma diversidade de interpretação e sensibilidades passíveis de confronto.

Destinatários

Comunidades (tanto de artistas como de não-artistas) ou entidades que pertençam, ou não, à rede [Portugal entre Patrimónios] e que considerem ter as condições necessárias ao desenvolvimento do projeto.

Tema

“TODOS NÓS NASCEMOS ORIGINAIS E MORREMOS CÓPIA”

A frase é atribuída a Carl Gustav Jung, psiquiatra e psicoterapeuta suíço fundador da psicologia analítica e criador de alguns dos mais conhecidos conceitos na área da psicologia. O seu trabalho abrange, entre outros, os campos da psiquiatria, da religião, da filosofia, da arqueologia, da antropologia e da literatura.

Contextualização temática

O ser humano é totalmente cultural. Todos os nossos atos são totalmente culturalizados na circunstância efémera de sermos humanos – nascemos, comemos, falamos, socializamos, pensamos, conhecemos, lemos, trabalhamos, cantamos, dançamos, morremos, …

Afirmamo-nos pela nossa capacidade de reconhecimento e de relação e pela nossa capacidade de projetar. A procura de eficácia instrumental leva-nos a práticas culturais distintas. A arte é uma delas, porque o homem pode sobretudo criar.

Diretivas do projeto

  1. O título da exposição corresponde ao tema. Poderá ter subtítulo.
  2. Cada exposição deve focalizar-se e refletir sobre o tema proposto. O que se pretende é que cada entidade e/ou comunidade consiga criar a sua própria exposição com os recursos que tiver disponíveis.
  3. A exposição deve ser concebida pela entidade e/ou a comunidade em que se insere. A plataforma [Portugal entre Patrimónios] não terá qualquer interferência nesta.
  4. Os elementos expositivos e a exposição podem ser de natureza material, imaterial ou digital e de acessibilidade local ou remota.
  5. Os elementos que compõem a exposição podem ser existentes ou ser criados para esse efeito, sendo possível utilizar qualquer tipo de técnica.
  6. O início de cada exposição será em data a definir pela respetiva entidade promotora entre Março de 2019 e Maio de 2020. A duração de cada exposição é determinada pela entidade promotora.
  7. A exposição deve ser fotografada ou filmada e devidamente caracterizada para uma possível divulgação nas plataformas disponíveis para esse efeito. Os vídeos não devem exceder os 15 minutos.
  8. Os materiais para divulgação da exposição devem ter autorização dos respetivos intervenientes.
  9. A inserção dos conteúdos da exposição nas plataformas está sujeita aos critérios editoriais do MNAC.
  10. Datas limite: 1.ª fase de apresentação do projeto até fevereiro 2020; 2.ª fase de reportagem até 15 de abril de 2020.

Contacto

lsaldanha@mnac.dgpc.pt

Dinamizadores: MNAC (Lúcia Saldanha) + EMERGE (Daniela Ambrósio)


[1] https://portalseer.ufba.br/index.php/revteatro/article/viewFile/20616/13242