TURISMO CULTURAL SUSTENTÁVEL

World Café promovido pelo Centro de Estudos Judaicos de Trás-os-Montes (CEJTM)

World Café sobre TURISMO CULTURAL SUSTENTÁVEL: foi em Braga, no passado dia 30 de abril, proposto pelo CEJTM , com a intenção do desenvolvimento de Rotas Judaicas na Região Norte. Uma organização conjunta com Associação de Turismo do Porto e o MNAC.

O grupo identificou a necessidade de articular a gestão do património cultural e das atividades turísticas com as comunidades locais, encontrando formas criativas de as envolver – os residentes devem ser os primeiros beneficiários de qualquer atividade desenvolvida no local onde vivem.

Considerou-se estratégico para a criação/desenho de novos produtos turísticos:

  • o trabalho em rede, potenciado por plataformas digitais e outras ferramentas digitais, passíveis de estruturar e medir o impacto dos visitantes.
  • o mapeamento e integração do património tangível e intangível

Saiu desta reunião um grupo de trabalho para a valorização da Herança Sefardita no Norte de Portugal, estando igualmente o CEJTM a preparar uma exposição itinerante sobre a diáspora judaica a nível mundial intitulada “In the Crossroads of Sefarad”. A exposição tem fins culturais, cívicos e educativos. https://jewishheritagealliance.com/at-the-crossroads-of-sefarad/