#5 SUSTENTABILIDADE

5# encontro [PORTUGAL ENTRE PATRIMÓNIOS]

Durante a primeira 1.ª edição do Porto Design Biennale, [PORTUGAL ENTRE PATRIMÓNIOS] foi acolhido pela ESAD-IDEA, o centro de investigação da ESAD/Escola Superior de Artes e Design, que tem a seu cargo organização da PDB’19.

Em Matosinhos, no passado dia 30 de outubro, realizou-se o sexto encontro do CICLO CO-LABORAR – think tanks, networking – 2018-2020 [PORTUGAL ENTRE PATRIMÓNIOS], promovido pelo Museu nacional de Arte Contemporânea, com o tema SUSTENTABILIDADE.

Durante a manhã, precedendo um diálogo alargado, a bióloga Maria Adelaide Ferreira, os investigadores José Bártolo e Tomé Quadros e a engenheira Lúcia Saldanha falaram sobre Planeta Oceano, Design / Biennale e Turismo Cultural Sustentável.

Durante a tarde aconteceram 2 visitas guiadas pelas respetivas curadoras:

Maria Milano apresentou “Frontiere – Expressões de Design Contemporâneo”. Parte integrante do programa Territorio Italia, que estabelece a presença italiana na Porto Design Biennale 2019 (PBD’19), esta exposição representa uma oportunidade de reflexão sobre algumas das expressões mais interessantes do design contemporâneo e emergente no atual panorama italiano.

Helena Sofia Silva introduziu-nos “Que força é essa – Protesto e participação democrática em Portugal: cartazes artesanais do arquivo Ephemera”. Esta exposição dá a conhecer o espólio de cartazes artesanais do arquivo Ephemera de José Pacheco Pereira, recolhidos ao longo dos últimos sete anos. Estes cartazes foram feitos e utilizados em ações pacíficas de protesto e participação democrática em Portugal.