1.ª Entrevista CO-LABORAR

CO-LABORAR| ENTREVISTAS – COMUNICAR PROFISSÕES e PROFISSIONAIS é uma prática colaborativa do projeto [PORTUGAL ENTRE PATRIMÓNIOS] onde se propõe a realização de entrevistas que respondam à curiosidade dos entrevistadores.
[saiba mais aqui]

Este conceito deriva do projeto “interview project” do curador Hans Ulrich Obrist que, para entender as artes visuais, precisava de “saber o que se passava noutros campos do conhecimento”. As suas entrevistas faziam parte do processo de uma ideia expandida de curadoria. Obrist tinha esperança que a empatia criada entre entrevistador e entrevistado se ampliasse e contribuísse para a empatia no planeta – uma questão de conexão com as pessoas. Nós também temos essa esperança.

O nosso primeiro entrevistado foi Cruzeiro Seixas, um dos últimos surrealistas portugueses, que respondeu à curiosidade da entrevistadora Emília Ferreira.

A nossa intenção é que a recolha de testemunhos de profissionais (no ativo ou não), músicos, bailarinos, escritores, atores, pintores, escultores, artesãos, fotógrafos, produtores, curadores, agentes culturais,… dê a conhecer um pouco do mundo dos entrevistados – percurso, projetos e desafios. A curiosidade é o motor das entrevistas.

Esta 1.ª entrevista do projeto resultará também numa publicação da PV editora, editora do Instituto Politécnico de Viseu, numa parceria com o MNAC, no âmbito do projeto [PORTUGAL ENTRE PATRIMÓNIOS].